Custo da Rota

Rota
Custo da Rota
ano
mês
dia de operação (20)
Custo por quilômetro
km
O cálculo do custo por quilômetro ponderou o custo variável por 12 meses.
Custo por aluno
ano
mês
dia de operação (20)

Composição do custo:

ERRO

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Dados da rota:

Custo da Rota

O custo da rota é expresso pela seguinte equação:

  • $Custo = (12 \times Cf) + \big ( (10 \times Cv) \times K_m \big )$
  • $Custo = (12 \times ) + \big ( (10 \times ) \times ( \textrm{ km} \times 20 \textrm{ dias}) \big )$`
  • $Custo = $
Em que:
  • $Custo$ = Custo da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cf$ = Custo fixo da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cv$ = Custo variável da rota (R$/veículo x mês).
  • $K_m$ = Quilometragem mensal da rota (km).

O custo fixo da rota ($Cf$) é expresso pela seguinte equação:

  • $Cf = Cdp + Cad + Cud + Crf$
  • $ Cf = + + + $
  • $Cf = $
Em que:
  • $Cf$ = Custo fixo da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cdp$ = Custo com pessoal (R$ / (veículo x mês));
  • $Cad$ = Custo administrativo (R$/veículo x mês).
  • $Cud$ = Custo de depreciação mensal do capital investido no veículo da rota (R$/veículo x mês);
  • $Crf$ = Custo de remuneração do capital investido no veículo da rota (R$/veículo x mês);
O custo com o pessoal ($Cdp$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cdp = Cm + Cpm + Cmon$
  • $ Cdp = + + $
  • $Cdp = $
Em que:
  • $Cdp$ = Custo com pessoal (R$ / (veículo x mês));
  • $Cm$ = Custo do motorista (R$ / (veículo x mês));
  • $Cpm$ = Custo do pessoal de manutenção (R$/veículo x mês);
  • $Cmon$ = Custo do monitor (R$/veículo x mês).
O custo com o motorista ($Cm$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cm = Cum \times Smm \times Enc$
  • $ Cm = \times \times $
  • $Cm = $
Em que:
  • $Cm$ = Custo do motorista (R$ / (veículo x mês));
  • $Cum$ = coeficiente de utilização do motorista (motoristas/veículos);
  • $Smm$ = salário médio mensal do motorista (R$ / motorista);
  • $Enc$ = encargos sociais (%).
O custo com pessoal de manutenção ($Cpm$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cpm = Cm \times Ccm$
  • $ Cpm = \times $
  • $Cpm = $
Em que:
  • $Cpm$ = Custo do pessoal de manutenção (R$/veículo x mês);
  • $Cm$ = Custo do motorista (R$/ veículo x mês);
  • $Ccm$ = coeficiente de custo de manutenção.
O custo com o monitor ($Cmon$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cmon = Cumon \times Smmon \times Enc$
  • $ Cmon = \times \times $
  • $Cmon = $
Em que:
  • $Cmon$ = Custo do monitor (R$/veículo x mês).
  • $Cumon$ = coeficiente de utilização do monitor (monitores/veículos);
  • $Smmon$ = salário médio mensal de monitor (R$ / monitor);
  • $Enc$ = encargos sociais (%).
O custo administrativo ($Cad$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cad = \frac{\textrm{IPVA} + \textrm{DPVAT} + \textrm{SRC}}{12}$
  • $ Cad = \frac{ + + }{12 \times }$
  • $Cad = $
Em que:
  • $Cad$ = Custo administrativo (R$/veículo x mês).
  • $\textrm{IPVA}$ = Valor do IPVA (anual) do veículo da rota (R$/ano);
  • $\textrm{DPVAT}$ = Valor do DPVAT (anual) do veículo da rota (R$/ano);
  • $\textrm{SRC}$ = Seguro de responsabilidade civil do veículo da rota (R$/ano);
O custo de depreciação da frota ($Cud$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cudf = \frac{Cdf \times Pvsr} {12 \times v}$
  • $ Cdf = \frac{\max(0, VU - j)}{1 + 2 + \cdots + VU} \times (1 - \frac{VR}{100}) $
  • $ Pvsr = PVT - (Ppn \times Np) $
  • $ Cdf = \frac{\max(0, - ( - )} {1 + 2 \cdots + } \times (1 - \frac{}{100}) $)
  • $ Cdf = \frac{} {} \times (1 - ) = $
  • $ Pvsr = - ( \times ) $
  • $Pvsr = $
  • $ Cudf = \frac{ \times } {12 \times } $
  • $Cudf = $
Em que:
  • $Cudf$ = Custo de depreciação mensal do capital investido nos veículos da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cdf$ = Coeficiente de depreciação do veículo da rota;
  • $Pvsr$ = Preço de um veículo novo desta rota sem a rodagem (R$/veículo);
  • $PVT$ = preço de um veículo desta rota (R$);
  • $Ppn$ = preço médio do pneu novo (R$/pneu);
  • $Np$ = número de pneus do veículo da rota (pneu);
  • $VU$ = Vida útil adotada para o veículos desta rota (anos);
  • $j$ = Valor da idade do veículo arredondado para o primeiro valor inteiro inferior (anos);
  • $VR$ = valor residual adotado para o veículo (anos).
O custo de remuneração do capital da frota ($Crf$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cudf = \frac{Crf \times Pvsr}{12}$
  • $ Crf = \left \{ 1 - \left ( \frac{\sum\limits_{i=2}^{j} \max(0, VU - (i - 2))}{1 + 2 + \cdots + VU} \right ) \times \left ( 1 - \frac{VR}{100} \right ) \right \} \times \textrm{TRC} $
  • $ Pvsr = PVT - (Ppn \times Np) $
  • $ Crf = \left \{ 1 - \left ( \frac{} {} \right ) \times \left ( 1 - \frac{}{100} \right ) \right \} \times $
  • $Crf = $
  • $ Pvsr = - ( \times ) $
  • $Pvsr = $
  • $ Cudf = \frac{ \times } {12} $
  • $Cudf = $
Em que:
  • $Cudf$ = Custo de depreciação mensal do capital investido nos veículos da rota (R$/veículo x mês);
  • $Cdf$ = Coeficiente de depreciação do veículo da rota;
  • $Pvsr$ = Preço de um veículo novo desta rota sem a rodagem (R$/veículo);
  • $PVT$ = preço de um veículo desta rota (R$);
  • $Ppn$ = preço médio do pneu novo (R$/pneu);
  • $Np$ = número de pneus do veículo da rota (pneu);
  • $VU$ = Vida útil adotada para o veículos desta rota (anos);
  • $j$ = Valor da idade do veículo desta rota arrendodado para o primeiro valor inteiro inferior (anos);
  • $VR$ = valor residual adotado para o veículo (anos).

O custo variável da rota ($Cv$) é expresso pela seguinte equação:

  • $Cv = Cc + Col + Cr + Cpa$
  • $Cv = + + + $
  • $Cv = $
Em que:
  • $Cv$ = Custos variáveis (R$/km);
  • $Cc$ = Custo de combustível (R$/km);
  • $Col$ = Custo de óleo e lubrificantes(R$/km);
  • $Cr$ = Custo da rodagem (R$/km);
  • $Cpa$ = Custo de peças e acessórios(R$/km).
O custo com o combustível ($Cc) é baseado na seguinte equação:
  • $Cc = Ccc \times Plc$
  • $Cc = \frac{1}{} \times $
  • $Cc = $
Em que:
  • $Cc$ = Custo de combustível (R$/km);
  • $Ccc$ = Coeficiente de consumo de combustível do veículo da rota (litros/km);
  • $Plc$ = Preço médio do litro do combustível (R$/litro).
Os custos com óleos e lubrificantes ($Col$) são expressos pela seguinte equação:
  • $Col = Ccol \times Plc$
  • $Cc = \times $
  • $Cc = $
Em que:
  • $Col$ = custo de óleos e lubrificantes (R$/km);
  • $Ccol$ = coeficiente de consumo de óleos e lubrificante (litros/km);
  • $Plc$ = Preço médio do litro do combustível (R$/litro).
O custo de rodagem da rota ($Cr$) é baseado na seguinte equação:
  • $ Cr = \frac{(Ppn \times Np) + (Pr \times Np \times Nr)} {Vup} $
  • $ Cr = \frac{( \times ) + ( \times \times )} {} $
  • $Cr = $
Em que:
  • $Cr$ = custo de rodagem (R$/km);
  • $Ppn$ = preço médio do pneu novo (R$/pneu);
  • $Np$ = número de pneus do veículo da rota (pneu);
  • $Pr$ = preço médio da recapagem (R$/pneu);
  • $Nr$ = número de recapagens;
  • $Vup$ = vida útil do pneu desta rota (km).
O custo com peça e acessórios ($Cpa$) é baseado na seguinte equação:
  • $Cpa = \frac{Ccpa \times PVT}{Pmm}$
  • $ Cpa = \frac{ \times } { \times 20 \textrm{ (dias)}} $
  • $Cpa = $
Em que:
  • $Cpa$ = custo de peças e acessórios (R$/km);
  • $Ccpa$ = coeficiente de consumo de peças e acessórios (preço do veículo completo/veículo.mês);
  • $PVT$ = preço de um veículo desta rota (R$);
  • $Pmm$ = percurso médio mensal (km/veículo.mês).